Na América Latina, 51% das empresas que incorporaram a Inteligência Artificial (IA) na rotina corporativa conseguiram obter lucro com o uso da tecnologia. É o que diz um estudo realizado pela The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR).
Além disso, em 7% delas o retorno financeiro foi considerado elevado. A nível global, 55% registraram lucro e 11% lucro elevado.
Outro dado relevante trazido pelo levantamento mostra que a grande parte das empresas da região estão utilizando a tecnologia para desenvolver novos jeitos de criar valor (52%), enquanto 33% estão focados na melhoria de processos que já existem. Globalmente, os resultados foram parecidos, com 55% e 22%, respectivamente.
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A utilização da IA nas empresas possibilita que as máquinas aprendam e reproduzam alguns comportamentos apresentados pelo ser humano. Também é comum que seja aplicada junto de algum tipo de automação de processo, como chatbots, gestão de clientes, reconhecimento facial e software de back-office, entre outras.
A maneira como o consumidor percebe isso conflita com a dos profissionais de marketing. Pelo segundo ano consecutivo, esses profissionais classificaram o Instagram como sua marca de mídia preferida, seguido pelo Google, YouTube (que o Google possui) e, em seguida, TikTok.
Em relação à publicidade, o Instagram é relativamente maduro, mas recentemente adotou um pivô para o vídeo e publicou mais postagens recomendadas que se mostraram frustrantes para usuários e influenciadores. Após uma forte reação, algumas mudanças foram revertidas.
Fonte: Convergência Digital