O segundo dia da CES 2021 reservou espaço para um dos temas mais interessantes e, por que não dizer, mais complexos e delicados do momento: o papel da Inteligência Artificial (IA) em nossas vidas, em nosso cotidiano.
Para falar sobre este assunto, foram convidados os líderes das empresas Hive, Blackberry e IBM. A moderação ficou a cargo de Jeremy Kaplan, editor chefe da Digital Trends.
“O mundo está mudando muito de várias maneiras, graças a uma coisa, a Inteligência Artificial. Chame do que quiser. Chame isso de aprendizado de máquina, ou IA. Está transformando grande parte de nossas vidas hoje em dia, de várias maneiras que você pode ver, de muitas maneiras que você não pode ver. Mas onde estamos nesta transformação? Quão longe chegamos?
O primeiro a tentar responder estas questões foi Eric Cornelius, arquiteto chefe de Produção da Blackberry. Para ele, a IA é melhor do que o ser humano para algumas tarefas, como detectar códigos maliciosos. “É humanamente impossível para qualquer pessoa, analisar o número de pontos de dados necessários para tomar esses tipos de decisões. Desde então, usamos IA para resolver esse e vários outros problemas. Geralmente, quando olhamos para um novo problema, primeiro perguntamos se IA seria melhor do que uma pessoa para resolver.”
“A IA nos permitirá realizar análises mais rapidamente e fazer planos melhores. Isso vai capacitar as pessoas a fazerem análises mais profundas, tirar conclusões mais assertivas e, posteriormente, fazer engenharia física. A IA nunca vai construir uma ponte. IA pode construir planos realmente excelentes, mas não vai construir a ponte. Portanto, acho que IA sempre estará lá para complementar a ambição humana”. Afirmou Cornelius.
Bridget Karlin, CTO e vice-presidente da IBM, é responsável por ajudar os clientes da empresa a melhorar a sua produtividade, reduzir custos e criar uma infraestrutura de autoaprendizagem e autocura. “Vemos a IA essencialmente como o combustível que nos ajuda a fazer isso”, completou Karlin.
“Em primeiro lugar, acho que é apenas a ponta do iceberg. Acho que IA é muitas vezes retratada como algo que entrega magia e é místico. Mas a verdade é que a IA está ao nosso redor. Vemos a IA como uma forma de melhorar essencialmente três coisas: prever resultados, melhorar a automação e otimização dos processos, para desempenho, ou para custo, ou para aprimorar uma experiência”, ressaltou a CTO da IBM.
O CEO da Hive, Kevin Guo, destacou a IA em duas fases: a fase old-school e a fase deep learning.
“A fase old-school, considero no início dos anos 2000, em que muito do que foi desenvolvido era voltado para otimizações e muito mais matemática de previsão direta. Na era recente, com o advento de ferramentas melhores para permitir a construção de modelos de aprendizado profundo, a IA pensa realmente mais como um ser humano e não faz apenas previsões simples baseadas em números, mesmo pegando dados não estruturados. Tirar uma imagem ou vídeo e entender o que está nele. A IA da velha escola teve muita dificuldade em transportar isso e agora com as redes neurais e o aprendizado profundo (deep learning), podemos fazer todas as interfaces que não eram possíveis antes. Mas há muitas coisas que também estão escondidas e que talvez se não percebamos que estão acontecendo agora. Talvez os consumidores não vejam isso diretamente, mas está afetando suas vidas diárias”, destacou Guo.
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