A tecnologia multidisciplinar no mercado jurídico avançou na pandemia, já que o distanciamento imposto demandou recursos tecnológicos através de videoconferências, arquivos em nuvem e a própria inteligência artificial (IA). Novos olhares e atualização da mentalidade sobre o assunto continuam crescendo. Os dados analíticos com as demandas recebidas despertam novas capacitações e possibilidades de trabalho que auxiliam os dois lados, tanto o cliente quanto o mercado jurídico. A advocacia vem ganhando o aperfeiçoamento e a transformação através da inteligência artificial com ferramentas que auxiliam na otimização de tempo e diversas tarefas.
A DIANA, nome dado ao serviço de inteligência artificial da LBCA, com demandas e soluções preditivas, combina conhecimento jurídico de profissionais experientes e expertise necessária para oferecer os melhores dados.
Inteligência jurídica + inteligência artificial
Pode parecer intangível associar que uma inteligência artificial conseguiria auxiliar o mercado jurídico com tamanha demanda que o setor recebe. Porém, a quebra de paradigmas sobre a IA no mercado jurídico tem sito constante. O Marco Legal da Inteligência Artificial é um desses avanços tecnológicos. O projeto tem como proposta promover o debate e tornar viável a aprovação de uma lei de regulamentação que viabiliza o uso deste tipo de tecnologia no Brasil. Atualmente, foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, mas ainda depende de mais uma votação ainda este ano.
Os advogados que usufruem de tal tecnologia conseguem direcionar atividades para uma inteligência artificial, como a DIANA, que é adaptada e programada por uma inteligência humana para um melhor aproveitamento. A concentração de atividades mais repetitivas pode ser direcionada para otimizar o tempo e traçar estratégias que auxiliam o cliente e o escritório de advocacia. Além disso, a redução de custos e as falhas humanas acabam sendo menos decorrentes, já que existe uma programação com alto nível de assertividade nas análises a serem feitas.
Mercado Jurídico x Robôs: há motivos para preocupação?
Muitos profissionais no mercado jurídico temem que haverá substituição de humanos por robôs programados com inteligência artificial. Mas, há fatos concretos que determinam que a inteligência artificial está para a advocacia como uma aliada, pois as análises preditivas, a gestão de testemunhas, a jurimetria e outras soluções oferecidas apresentam resultados que impactam de maneira positiva nas decisões de clientes, como a melhoria no processamento dos dados recebidos.
É necessário enfatizar que o conhecimento tecnológico no mercado jurídico precisa estar de mãos dadas com a expertise e experiência de um escritório de advocacia, que disponibiliza recursos e conhecimento em ambas as áreas. Há necessidade da inteligência humana para programar a inteligência artificial, pois o conhecimento jurídico é a base para que um dado seja direcionado para tal ação. Um robô não faria isso sozinho sem o auxílio de um humano.
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