A inteligência artificial já está transformando a rotina de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos no país, e seu papel já vai muito além da automação. A equipe da DianaTech listou alguns dos benefícios da aplicação da Inteligência Artificial (IA) no Contencioso. Confira:
Aplicação da IA no Contencioso
Atualmente, a tecnologia é uma aliada importante na rotina dos profissionais do meio jurídico. Através do aprendizado da máquina, processamento de linguagem natural e soluções cada vez mais avançadas, a IA é capaz de auxiliar nos processos de análises de contratos, gerenciamento de Contencioso e outras tarefas que exigiam grande trabalho manual.
A sua aplicação se apoia em ferramentas inteligentes como gestão de testemunhas, mapa de provas, analytics, entre outros.
Importância da IA para a advocacia
É importante ressaltar que o mercado jurídico recebe demandas de contenciosos altíssimas todos os dias. Quando a experiência de um advogado é somada ao uso da Inteligência Artificial, os resultados tendem a ser mais assertivos, além de proporcionar resoluções mais rápidas otimizando o tempo.
A IA é utilizada na busca de soluções que necessitariam de mais tempo para um advogado realizar manualmente e se encaixa como peça chave no desenvolvimento e excelência.
Veja também: LGPD e Inteligência Artificial: como conciliar sem ferir privacidade?
Machine Learning e sua aplicabilidade no Contencioso
O Machine Learning, também conhecido como aprendizado de máquina, desempenha o papel fundamental para obter qualidade nos resultados e é capaz de processar dados massificados de processos, valores, depósitos judiciais, alvarás, entre outros, em linguagem natural e fazer anotações inteligentes para que os advogados tomem providências em tempo real.
Por meio dessa tecnologia, as organizações têm conseguido se antecipar a bloqueios judiciais e agir a tempo para trocas de garantias.
Atuação de um advogado junto a inteligência artificial
Através de soluções personalizadas, o advogado consegue realizar o provisionamento de processos de maneira mais assertiva e acelerar levantamentos de garantias processuais. Dessa maneira, as empresas atingem benefícios financeiros consideráveis.
A inserção do uso da tecnologia no dia-a-dia do profissional do direito é primordial para que ele também consiga tratar a quantidade desmedida de dados a que está exposto, expandindo sua capacidade de resolução de problemas complexos e, assim, gerar valor para seus clientes e empresas.
A aplicação correta da Inteligência Artificial incentiva o potencial humano e tem se mostrado como um dos pilares fundamentais da transformação digital que estamos presenciando, e o universo jurídico também faz parte desta transformação.
Outras vantagens
Por fim, as organizações são capazes de antecipar bloqueios judiciais, localizar ativos judiciais, encerramentos com classificações por motivos e gerar agendamentos inteligentes de providências a serem tomadas, possibilitando visão de gestão 360°.
As soluções contribuem na economia de tempo e dinheiro, indicando valores a serem descontingenciados para elevar o caixa da empresa.
De acordo com um levantamento realizado pela Diana, Inteligência Artificial da LBCA, somente na Justiça do Trabalho existe um valor de cerca de R$ 30 bilhões em tramitação por ano passível de liberação.
Quer entender mais como a Inteligência Artificial pode auxiliar nessa e em outras questões? Clique aqui e conheça mais das soluções da Diana.