A resistência do uso da tecnologia tem caminhado para a decadência depois de muito se provar o quão benéfico ela é para a advocacia. O mercado jurídico tem sentido que a necessidade da inovação e tecnologia trazem avanços e geração de resultados de maneira unânime, desde o mapeamento de processos personalizados para cada cliente até a resolução de conflitos, sempre com a mediação de um humano.
A pandemia potencializou o uso da tecnologia disruptiva nos escritórios de advocacia e a tendência para 2022 é que esse recurso seja ainda mais comum. A Inteligência Artificial (IA) mostrou sua utilidade de maneira ampla e avançada com o número de projetos que o judiciário apresentou neste ano. Dessa forma, torna-se ainda mais visível e palpável sua presença necessária na advocacia.
Necessidade do Chatbot no setor
O número de contenciosos cresceu numa porcentagem considerável para que os advogados e escritórios de advocacia buscassem soluções disruptivas, como um braço direito na análise de processos. Uma das soluções mais procuradas foi o Chatbot, uma ferramenta que possui a diferença na solução de conflitos diante de uma falha num processo de compra ou aquisição de serviços.
A DIANA, uma inteligência artificial que faz o uso dessa ferramenta, consegue personalizar de acordo com cada empresa a solução necessária diante de um conflito a ser resolvido. Na advocacia, quanto mais ferramentas têm-se para trabalhar, melhor os resultados e assertividade nas demandas recebidas.
O Chatbot na DIANA é comandado por uma inteligência artificial programada para cada situação apresentada, recebendo a personalização de acordo com as demandas de cada cliente. Dessa maneira, situações que poderiam ser encaminhadas de maneira tradicional, em que nem sempre as respostas chegam num tempo adequado e esperado pelo cliente, torna-se viável naquele momento, adiantado o processo e trabalhando com a resolução de conflitos desde o primeiro acesso.
Conheça as soluções que a DIANA tem para sua empresa
Impactos futuros na advocacia disruptiva
Sabemos que retroceder diante de tantos avanços tecnológicos na advocacia tornou-se praticamente impossível. O impacto que as tecnologias diruptivas tem causado na advocacia, tornou a produtividade impactada de maneira positiva diante das demandas recebidas. A pandemia provou isso, inclusive em setores do turismo e compras, em que o auxílio do chatbot apresentou diversas possibilidades de assertividade nos conflitos apresentados.
Além disso, o valor do advogado tem sido ainda mais potencializado, pois com uma ferramenta que auxilia o processo, torna a demanda do escritório que possui essa tecnologia muito mais flexível e fluida, já que os advogados a frente de uma ou diversas causas, conseguem demandar seu tempo para pensar em estratégias positivas para avançar nos processos, demandando algumas atividades que seriam manuais para um chatbot programado para determinada situação.
É preciso lembrar que antes de qualquer início de processo com o uso da tecnologia do chatbot, os advogados e escritórios que estão a frene com esse processo, estudam de maneira detalhada cada cliente e analisam todas as necessidades aplicáveis a tecnologia. Ou seja, a máquina não faz tudo sozinha. Ela possui um direcionamento de advogados experientes e especializados na área que poderão direcionar o aprendizado de máquina na resolução de conflitos, ajudando na busca de resultados com também tornando suas atividades mais fluidas durante o processo.