É notória a mudança que a tecnologia provocou nos últimos anos em diversos pilares da sociedade. Da maneira como nos comunicamos até a forma como adquirimos produtos e serviços, o acesso à ferramentas passou a facilitar o dia a dia das pessoas, auxiliando-as tanto no âmbito pessoal como no profissional.
O ramo judiciário também se beneficia destas mudanças. Os escritórios de advocacia se adaptaram a essa nova realidade e agora fazem uso dessas novas tecnologias a fim de realizarem o trabalho de forma ágil e organizada. A Inteligência Artificial (IA) aparece como uma facilitadora, sendo utilizada em diferentes momentos da prática do direito: na previsão de gastos, na criação de mapeamentos personalizados, na gestão de testemunhas e, ainda, na disposição de um Chatbot que auxilia na resolução de conflitos.
É importante destacar que a ação humana não é substituída em nenhum momento. Na realidade, ela é extremamente necessária, uma vez que, é a partir do conhecimento dos profissionais habilitados que as ferramentas são ajustadas para executarem as tarefas.
Chatbot
Comumente utilizado por grandes empresas no tratamento com os seus clientes, os Chatbots podem ser definidos como softwares que simulam a fala humana e garantem o solucionamento de casos, principalmente aqueles mais críticos.
No último dia 10 de fevereiro de 2022, um robô conversacional foi utilizado pelo Instituto AzMina para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica, sendo ela psicológica ou física. A parceria foi feita junto com o Twitter que deu o seu apoio e disponibilizou a sua plataforma a fim de ter o bot “Chame a Penha” respondendo às dúvidas e angústias enviadas pela DM (mensagem direita) da rede social. Logo no primeiro contato feito por essa pessoa uma conversa automática é iniciada e as perguntas baseadas numa análise prévia de outros casos são enviadas para a vítima. Há, na sequência, mais informações de como a usuária deve agir naquela ocasião.
Essa e outras resoluções são encontradas quando as tecnologias são bem aplicadas no dia a dia das empresas. A inovação passa a não só ajudar o reclamante com a sua dúvida, mas também a mudar uma realidade complicada.
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Chatbot para resolução de casos no meio jurídico
À primeira vista, seu uso pode causar dúvidas em relação ao tratamento dado por um robô e se ele será, de fato, semelhante com a resposta criada por uma pessoa que estaria atrás da tela. No entanto, para garantir o seu bom funcionamento, eles geralmente são configurados previamente por desenvolvedores ou construídos com a ajuda de Inteligência Artificial. Os bots também podem ser usados de outras maneiras, para além do contato inicial com o público.
Na área jurídica, o Chatbot é capaz de estudar os casos mais graves de conflitos e trazer uma solução personalizada para eles. Pode ser configurado para enviar a ocorrência a uma profissional humano apenas quando for necessário, sendo possível ainda que acordos, agendamento de horários para futuras reuniões sejam realizados pelo bot.
Além disso, por este retorno ser feito de forma rápida, tendo o robô configurado para responder o mais rápido possível, o cliente garante que o número de processos seja reduzido e evita passar por esse procedimento inicial de contato para focar no desenvolvimento dele. Todas essas funcionalidades também fazem parte do chatbot da DIANA, Inteligência Artificial do Direito.
O bot da DIANA, juntamente com os tópicos levantados acima, dá previsões de melhores saídas para tal situação apresentada assim como realiza a leitura de processos que demorariam muito tempo para serem feitos.
Conheça mais sobre a DIANA e veja o que ela pode fazer por você.