Durante os dias 19 e 20 de junho acontecerá o Fórum Internacional Justiça (Fiji) criado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Conselho Nacional de Justiça. Atuará como uma forma de debater a ligação entre o direito e as tecnologias, assim como trará os detalhes sobre os desafios e as projeções para o futuro.
O Plenário do TST receberá o fórum que será aberto ao público. Será preciso se inscrever através do formulário eletrônico e os participantes obterão certificados após participarem do evento de forma online.
O Fórum contará com painéis e oficinas (somente nos espaços da 8ª Turma e do Auditório Ministro Walmir Oliveira da Costa). Nos estandes, os órgãos CNJ, o TST, STF e outros do Poder Judiciário oferecerão detalhes sobre as tecnologias utilizadas em cada órgão. Os estandes estarão disponíveis durante todo o evento.
Estarão presentes ministros de tribunais superiores e regionais e acadêmicos de empresas internacionais e nacionais, que oferecerão palestras e oficinas. Luís Roberto Barroso, ministro do STF; Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro; e Cármen Lúcia, ministra do STF estarão no dia.
LEIA TAMBÉM:
- Principais impactos da IA no direito e o avanço da tecnologia
- Linha do tempo da IA: por dentro da história da tecnologia
A primeira temática abordada no fórum será a “Inovação como vetor de promoção dos direitos humanos fundamentais”, que será debatida pela presidente do Supremo e do CNJ, ministra Rosa Weber.
Também haverá lançamentos inéditos, como a edição temática da Revista Eletrônica do CNJ. Informações do levantamento “Mapeamento das Iniciativas de IA no Poder Judiciário”, gerada pelo Programa Justiça 4.0, serão reveladas. O estudo é fruto de uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o CNJ.
Por fim, o evento contará com o momento de entrega do Prêmio Fiji e um concurso voltado para nomeação de modelos de IA. Acesse o site para saber mais informações sobre a inscrição.
Fonte: Conjur